Saiba o que são os gargalos operacionais e como evitá-los - Kianda Shopping é a maneira mais fácil e rápida de ter sua loja na net! - Kianda Shopping é a maneira mais fácil e rápida de ter sua loja na net!

No Blog da Kianda Shopping você encontra ainda mais informações e conteúdos exclusivos sobre todos os assuntos relacionados ao seu novo marketplace. Acompanhe e mantenha-se atualizado!

Saiba o que são os gargalos operacionais e como evitá-los

Ociosidade, gastos excessivos ou até mesmo a procrastinação podem causar um tipo de gargalo operacional na sua empresa. Mas, o que são os gargalos operacionais? O Kianda Shopping te explica!

O que são gargalos operacionais

Aquelas complicações que atrasam o andamento dos processos internos são chamadas de gargalos operacionais. Esses obstáculos que reduzem o fluxo precisam ser analisados e avaliados pela gestão de forma cautelosa, pois se forem recorrentes, podem surgir prejuízos.

Como evitar os gargalos operacionais

Os gargalos operacionais podem acontecer a qualquer momento, mas existem maneiras de evitá-los. Confira as 3 dicas que separamos!

  1. Saiba onde está o gargalo

Para saber como resolver o problema, é necessário, primeiramente, descobrir qual é e onde está o problema. Estude o seu negócio, saiba quem está envolvido, qual setor e busque melhorias para sanar esses problemas.

  • Planejamento é a chave

Qualquer ação pede um planejamento, seja para definir um objetivo, criar metas, evitar erros ou prever situações. Ele é a chave para padronizar operações, organizar processos, definir etapas e, como consequência, reduzir os gargalos.

  • Monitoramento é fundamental

De nada adianta você ter um planejamento, saber onde está o gargalo operacional, criar processos para reduzi-lo e não monitorar as suas ações. Monitore as etapas de produção e acompanhe se o planejamento está de fato dando certo, pois caso não esteja, é preciso reformular rotas e repensar as estratégias.

Sua loja virtual também pode sofrer gargalos operacionais

Fique atento à gestão da sua loja virtual. É importante cuidar para que os seus clientes não sejam afetados com qualquer desvio e, consequentemente, a reputação da sua loja não permaneça tão boa devido às avaliações.

Não deixe que os gargalos surjam e contribuam para que os índices de insatisfação do consumidor, má reputação da empresa e até atrasos na entrega aumentem.

E se você ainda não vende na net, seja um parceiro Kianda Shopping, o melhor marketplace de Angola. Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e as redes sociais!

Voltar