Saiba como trabalhar o engajamento nas redes sociais
Antes de entendermos a importância do engajamento nas redes sociais, precisamos entender o
conceito da palavra. Vamos lá?
A palavra engajamento pode ter diferentes significados dependendo do contexto no qual estiver
inserida. Nas redes sociais, que é o nosso foco hoje, é basicamente agir ativamente, seja clicando
para abrir a imagem ou expandir o texto, curtindo, comentando, salvando ou compartilhando.
Dentro de uma estratégia, a taxa de engajamento é o que vai definir se as suas ações estão eficientes ou não.
As mudanças nos hábitos de consumo têm pedido uma comunicação e um marketing cada vez mais
humanizado, que se conecte com o consumidor. As redes sociais proporcionam um contato direto com
o consumidor, através de comentários e mensagens, isso também é fundamental para o seu perfil ter
mais engajamento. Portanto, sempre responda os comentários e mensagens!
O algoritmo das redes sociais consegue identificar a relevância do seu conteúdo pela forma que os seus
seguidores interagem com os seus posts. Caso seja algo interessante para o seu público, a própria
plataforma vai distribuindo cada vez mais para os seus seguidores, que por sua vez, vão interagindo mais
com as publicações no feed e stories.
Cada rede tem uma forma específica de calcular o engajamento, pois cada plataforma tem diferentes
funções, como por exemplo Youtube que é de vídeos, Facebook que pode ter somente texto, vídeos,
fotos, enquetes, Instagram que precisa ter alguma mídia para conseguir postar e Tiktok que são só
vídeos curtos.
Visto que a taxa de engajamento é uma forma de calcular como as suas publicações e anúncios são
percebidos pelo seu público e ver se as suas ações estão atingindo os objetivos de comunicação, aí vão
algumas dicas de como melhorar essa taxa:
- Não existe padrão ou fórmula, tenha isso em mente;
- Saiba quem é o seu público e com o que ele se identifica e o que ele consome para então postar
conteúdos que sejam relevantes para eles;
- Estimule conversa de verdade com o seu público, faça perguntas, reflexões, utilize as “chamadas para
ação”;
- Aproveite o que está em alta no momento, seja filme, música, memes, etc;
- Seja criativo, faça algo diferente do que os concorrentes estão fazendo;
- Analise os resultados para tomar as ações corretivas ou descartar o que não funcionou.
Lembre-se que as redes sociais são uma ferramenta que pode e deve ser usada para alavancar suas
vendas e por isso é importante que as estratégias e métricas sejam muito bem acompanhadas e
analisadas.