Saiba como trabalhar o engajamento nas redes sociais - Kianda Shopping é a maneira mais fácil e rápida de ter sua loja na net! - Kianda Shopping é a maneira mais fácil e rápida de ter sua loja na net!

No Blog da Kianda Shopping você encontra ainda mais informações e conteúdos exclusivos sobre todos os assuntos relacionados ao seu novo marketplace. Acompanhe e mantenha-se atualizado!

Saiba como trabalhar o engajamento nas redes sociais

Antes de entendermos a importância do engajamento nas redes sociais, precisamos entender o 

conceito da palavra. Vamos lá? 

A palavra engajamento pode ter diferentes significados dependendo do contexto no qual estiver 

inserida. Nas redes sociais, que é o nosso foco hoje, é basicamente agir ativamente, seja clicando 

para abrir a imagem ou expandir o texto, curtindo, comentando, salvando ou compartilhando. 

Dentro de uma estratégia, a taxa de engajamento é o que vai definir se as suas ações estão eficientes ou não.

As mudanças nos hábitos de consumo têm pedido uma comunicação e um marketing cada vez mais 

humanizado, que se conecte com o consumidor. As redes sociais proporcionam um contato direto com 

o consumidor, através de comentários e mensagens, isso também é fundamental para o seu perfil ter 

mais engajamento. Portanto, sempre responda os comentários e mensagens! 

O algoritmo das redes sociais consegue identificar a relevância do seu conteúdo pela forma que os seus 

seguidores interagem com os seus posts. Caso seja algo interessante para o seu público, a própria 

plataforma vai distribuindo cada vez mais para os seus seguidores, que por sua vez, vão interagindo mais 

com as publicações no feed e stories. 

Cada rede tem uma forma específica de calcular o engajamento, pois cada plataforma tem diferentes 

funções, como por exemplo Youtube que é de vídeos, Facebook que pode ter somente texto, vídeos, 

fotos, enquetes, Instagram que precisa ter alguma mídia para conseguir postar e Tiktok que são só 

vídeos curtos. 

Visto que a taxa de engajamento é uma forma de calcular como as suas publicações e anúncios são 

percebidos pelo seu público e ver se as suas ações estão atingindo os objetivos de comunicação, aí vão 

algumas dicas de como melhorar essa taxa:

  • Não existe padrão ou fórmula, tenha isso em mente;
  • Saiba quem é o seu público e com o que ele se identifica e o que ele consome para então postar 

conteúdos que sejam relevantes para eles;

  • Estimule conversa de verdade com o seu público, faça perguntas, reflexões, utilize as “chamadas para 

ação”;

  • Aproveite o que está em alta no momento, seja filme, música, memes, etc;
  • Seja criativo, faça algo diferente do que os concorrentes estão fazendo;
  • Analise os resultados para tomar as ações corretivas ou descartar o que não funcionou.

Lembre-se que as redes sociais são uma ferramenta que pode e deve ser usada para alavancar suas 

vendas e por isso é importante que as estratégias e métricas sejam muito bem acompanhadas e 

analisadas.

Voltar