O que é marketing de conteúdo?
Se você é empreendedor, ou só curioso em relação às estratégias de marketing, e já ouviu falar em marketing de conteúdo mas não faz ideia do que é isso, este é o artigo certo para você!
Com o crescente acesso à informação através do uso dos meios digitais e das redes sociais, o Marketing de Conteúdo se tornou uma ferramenta muito usada e importante para quem usa o marketing digital como forma de estar presente no mercado e alavancar as vendas.
Atualmente, as divulgações da sua marca e/ou produto não são mais feitas como antigamente, que se baseava somente na apresentação, competição por preço e exposição nas gôndolas. Agregar valor, se tornar referência, ser autoridade no assunto que fala e fazer os clientes terem percepção positiva da sua marca são de extrema importância no mercado competitivo que temos hoje.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que ajuda a captar novos clientes, manter relação com os que já possui e tem como objetivo além dessas funções, engajar com esses possíveis novos clientes através da distribuição de conteúdos relevantes para eles.
Os conteúdos podem ser distribuídos de diversas formas e vão depender dos interesses do seu público-alvo: vídeos, fotos, e-books, infográficos, uso de redes sociais, blogs. Essa estratégia é combustível para o que chamamos de Inbound Marketing, no qual a ideia é fazer o seu público-alvo ir atrás dos seus produtos e serviços e não o tradicional que seria a empresa ir atrás dos clientes.
O Marketing de Conteúdo não é sobre venda de produtos e serviços, o que você oferece deve trazer algum benefício para quem o vê ou lê, essa vantagem pode ser conhecimento, matar curiosidade ou esclarecer dúvidas, basicamente é falar sobre o seu nicho de mercado.
Assim como toda estratégia, é necessário ter planejamento e formas de mensurar os resultados. Nos aprofundaremos neste assunto mais para a frente.