Entenda mais sobre LGPD para e-commerce
Em 2019, 540 milhões de dados dos usuários do Facebook foram expostos. Informações como curtidas, comentários, fotos, reservas de voos e hotéis foram publicados em servidores do serviço da Amazon. Confira mais detalhes clicando aqui.
A partir desse momento deu início ao debate sobre a falta de segurança sobre os dados pessoais na internet e ele se tornou um assunto recorrente. Antes desta exposição acontecer, a Lei Geral de Proteção de Dados já estava sendo desenvolvida.
Por que é essencial colocá-lo em seu site? Confira abaixo sobre a LGPD!
A Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018 foi fundamental para que medidas de segurança fossem tomadas para proteger os dados da população brasileira. Com a LGPD, as empresas começaram a buscar formas de adequar a lei ao seu negócio para que as pessoas não tenham medo de fazer o cadastro no site, por exemplo.
A LGPD foi legitimada em 2018. Entretanto, ela entrou em vigor somente em agosto de 2020. O prazo para as empresas colocarem a lei em prática foi estendido para agosto de 2021, após o prazo os estabelecimentos podem ser multados.
Essa lei tem como objetivo proteger os dados pessoais dos usuários, como: RG, CPF, nome completo, data de nascimento, biometria, dados bancários, senhas, profissão, localização, hábitos, religião e muito mais.
Mas como as empresas conhecem os seus consumidores então?
A LGPD não proíbe que essas informações sejam compartilhadas, mas que elas sejam armazenadas corretamente. Dessa forma, os consumidores têm mais liberdade para decidir quais dados serão compartilhados e conseguem verificar se a empresa é honesta referente a isso e segue a LGDP.
Um exemplo disso são os cookies, certamente você já acessou um site antes e apareceu uma barra de informações sobre a sua privacidade no site e você deve aceitar ou ver opções. Ao aceitar, os sites podem manter o login, lembrar o que você visitou e ele fica salvo na barra de endereços.
Confira qual é a forma correta de colocar a LGDP no seu e-commerce
Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, a coleta, o procedimento e o armazenamento devem seguir 5 passos: finalidade, necessidade, transparência, segurança e documentação.
A empresa precisa revelar qual é a finalidade das coletas desses dados para que as pessoas concordem ou não em compartilhar as informações pessoais.
Todos os e-commerces precisam ter uma página de Política e Privacidade com fácil acesso para todos e, no momento de desenvolver essa política, alguns pontos precisam ser levados em consideração.
É fundamental descrever os dados que serão coletados e garantir a proteção deles, falar do período que as informações ficarão armazenadas, disponibilizar um tutorial sobre como excluir os dados ou retirar o consentimento do uso e compartilhar para que estes dados serão utilizados e se serão compartilhados com outras empresas.
Também é importante colocar quais pessoas ou empresas estão envolvidas, como titular, controlador, operador, encarregado e autoridade nacional.
Confira o que você precisa seguir da LGPD no seu e-commerce
- Solicite o consentimento da coleta de ‘cookies’ (armazenamento de dados);
- Criar uma política de privacidade;
- Invista em softwares de segurança para assegurar a proteção dos dados;
- Deixe um espaço para os clientes solicitarem a remoção dos dados.
A partir de agosto de 2021 as empresas que não seguirem a LGPD sofrerão multas, divulgação da infração da lei, bloquear ou eliminar todos os dados coletados. Portanto, não deixe isso para depois e garanta a segurança dos seus clientes!