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Entenda mais sobre LGPD para e-commerce

Em 2019, 540 milhões de dados dos usuários do Facebook foram expostos. Informações como curtidas, comentários, fotos, reservas de voos e hotéis foram publicados em servidores do serviço da Amazon. Confira mais detalhes clicando aqui

A partir desse momento deu início ao debate sobre a falta de segurança sobre os dados pessoais na internet e ele se tornou um assunto recorrente. Antes desta exposição acontecer, a Lei Geral de Proteção de Dados já estava sendo desenvolvida.

Por que é essencial colocá-lo em seu site? Confira abaixo sobre a LGPD!

O que é a LGPD?

A Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018 foi fundamental para que medidas de segurança fossem tomadas para proteger os dados da população brasileira. Com a LGPD, as empresas começaram a buscar formas de adequar a lei ao seu negócio para que as pessoas não tenham medo de fazer o cadastro no site, por exemplo.

A LGPD foi legitimada em 2018. Entretanto, ela entrou em vigor somente em agosto de 2020. O prazo para as empresas colocarem a lei em prática foi estendido para agosto de 2021, após o prazo os estabelecimentos podem ser multados.

Essa lei tem como objetivo proteger os dados pessoais dos usuários, como: RG, CPF, nome completo, data de nascimento, biometria, dados bancários, senhas, profissão, localização, hábitos, religião e muito mais.

Mas como as empresas conhecem os seus consumidores então?

A LGPD não proíbe que essas informações sejam compartilhadas, mas que elas sejam armazenadas corretamente. Dessa forma, os consumidores têm mais liberdade para decidir quais dados serão compartilhados e conseguem verificar se a empresa é honesta referente a isso e segue a LGDP.

Um exemplo disso são os cookies, certamente você já acessou um site antes e apareceu uma barra de informações sobre a sua privacidade no site e você deve aceitar ou ver opções. Ao aceitar, os sites podem manter o login, lembrar o que você visitou e ele fica salvo na barra de endereços.

Confira qual é a forma correta de colocar a LGDP no seu e-commerce

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, a coleta, o procedimento e o armazenamento devem seguir 5 passos: finalidade, necessidade, transparência, segurança e documentação.

A empresa precisa revelar qual é a finalidade das coletas desses dados para que as pessoas concordem ou não em compartilhar as informações pessoais.

Todos os e-commerces precisam ter uma página de Política e Privacidade com fácil acesso para todos e, no momento de desenvolver essa política, alguns pontos precisam ser levados em consideração.

É fundamental descrever os dados que serão coletados e garantir a proteção deles, falar do período que as informações ficarão armazenadas, disponibilizar um tutorial sobre como excluir os dados ou retirar o consentimento do uso e compartilhar para que estes dados serão utilizados e se serão compartilhados com outras empresas.

Também é importante colocar quais pessoas ou empresas estão envolvidas, como titular, controlador, operador, encarregado e autoridade nacional.

Confira o que você precisa seguir da LGPD no seu e-commerce

  • Solicite o consentimento da coleta de ‘cookies’ (armazenamento de dados);
  • Criar uma política de privacidade;
  • Invista em softwares de segurança para assegurar a proteção dos dados;
  • Deixe um espaço para os clientes solicitarem a remoção dos dados.

A partir de agosto de 2021 as empresas que não seguirem a LGPD sofrerão multas, divulgação da infração da lei, bloquear ou eliminar todos os dados coletados. Portanto, não deixe isso para depois e garanta a segurança dos seus clientes!

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