Diferenças entre mídias on-line e off-line
Com o crescimento da utilização da internet, surgiram novas formas de pensar em publicidade, propaganda e estratégias de marketing. Em alguns lugares, as estratégias on-line estão sendo mais utilizadas do que as tradicionais.
Além do uso da internet, você sabe quais são as principais diferenças entre as mídias? Continue a leitura do artigo para conferir a nossa explicação.
As mídias offline são as tradicionais, conhecidas por serem formas de divulgação em massa e de mão única, nas quais o público-alvo é exposto ao anunciante diretamente e por ter um alcance maior, o público não é segmentado.
São canais que costumam ter um custo mais alto podem ser categorizadas da seguinte forma:
- Impressos: jornais e revistas
- Transmissão: rádio e televisão
- Mala direta: catálogos
- Telefone: convencional e WhatsApp
- Out of home: outdoor e busdoor
Já as mídias on-line são aquelas que estão relacionadas à utilização da internet. Com elas em alguns casos é possível a interação do público-alvo e costuma ser mais assertiva, além disso, os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos e essas mídias cresceram exponencialmente e continuam a crescer.
Alguns meios de utilização são:
- Otimização de motores de busca (SEO)
- Publicidade Pay-per-click
- Marketing de conteúdo
- E-mail marketing
- Mídias sociais
Mas como saber qual usar?
Isso vai depender de uma série de fatores, como qual é o seu público-alvo, qual orçamento você tem para as campanhas, quais são os seus produtos e serviços que estão sendo promovidos.
Normalmente, por serem mais caras, as mídias tradicionais são utilizadas para reforçar a marca, estar presente na cabeça do consumidor, no dia a dia dele, mas também podem ser utilizadas para fazer a divulgação de produtos e serviços. É como dissemos anteriormente: tudo vai depender dos objetivos e do orçamento.
Quando não se tem muito para investir, as mídias on-line são ótimas por terem um custo baixo, mas elas só trarão resultado se você tiver uma estratégia, justamente pela possibilidade de segmentar muito melhor quem você quer que receba o seu anúncio. Ela pode ser usada para compras de impacto, mas também para gerar conexão com a sua marca.
Caso você esteja confuso em relação às possibilidades, uma agência de publicidade e propaganda sempre é uma opção para te esclarecer as dúvidas e sugerir estratégias!