Data Marketing: tudo sobre a estratégia de dados
O data marketing pode ser uma grande aliado para as estratégias pelos dados gerados, principalmente quando falamos sobre marketing de conteúdo. As decisões voltadas para planejamento, definição de pautas, produção de conteúdo e outros são feitas através das informações que os dados nos fornecem sobre o mercado.
Para entender o que são estes dados e o que é o data marketing, continue lendo o artigo.
Também conhecido como data driven marketing, essa estratégia trabalha com dados, ou seja, para que uma campanha tenha o resultado almejado é fundamental que informações sejam fornecidas para que todo o planejamento seja assertivo.
Para isso é necessário adquirir ferramentas que coletam esses dados e fornecem uma análise deles. Dessa forma é possível absorver todas as informações necessárias e úteis para os trabalhos.
Hoje com o avanço da tecnologia, crescimento do marketing digital e novos softwares o alcance desses dados ficou bem mais fácil. Com estes mecanismos é possível acompanhar o caminho dos visitantes do seu site e verificar onde o cliente parou para tentar encontrar uma resposta do porquê a compra não foi feita.
Além disso, você consegue monitorar as suas campanhas e ir ajustando conforme ela vai caminhando. Também dá para analisar os seus concorrentes e entender quais estratégias estão sendo feitas e se elas estão tendo retorno ou não.
Porém, não é tão simples quanto parece analisar todas as informações! Os analistas de marketing são experts no assunto, estes profissionais conseguem enxergar os mínimos detalhes e identificam quais dados devem ser utilizados.
As empresas estão cada vez mais exigentes e o data marketing é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo para o seu negócio!
Quer entender como o fornecimento dos dados pode ajudar a sua produção de conteúdo? Confira os tópicos a seguir!
- É possível entender qual é a necessidade do seu público;
- Analisar dados sobre o estilo de vida e gostos pessoais de cada pessoa;
- Verificar as principais buscas para criar as suas pautas;
- Identificar as dúvidas das pessoas e trabalhar conteúdos em cima disso;
- Perceber em quais plataformas você tem um retorno maior;
- Os dados aumentam a segurança para tentar novas estratégias, como o Reels do Instagram;
- Monitorar a sua campanha e também as dos concorrentes;
- Explorar tipos de dados, como entrevistas ou questionários.
Cada item citado acima faz com que o desempenho das suas campanhas seja melhor. Mas, para que isso aconteça é necessário seguir algumas regrinhas, como:
- Investir em ferramentas de qualidade;
- Seguir a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados);
- Adquirir programas voltados para o conteúdo;
- Mostrar todos esses dados para a equipe envolvida.
Gostou das nossas dicas? Utilize elas na sua empresa para que as suas campanhas tenham um ótimo desempenho.