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Como fazer marketing de conteúdo? Saiba como criar sua estratégia

Já explicamos o que é Marketing de Conteúdo aqui. E agora viemos contar um pouco sobre como criar sua estratégia, processo fundamental para que, posteriormente, seja possível colocar em prática e mensurar os resultados.

Sendo assim, nesta etapa você vai entender todos os pontos antes de começar. Confira!

  • Planejamento

A primeira etapa envolve fazer um cronograma das ações que serão feitas semestralmente e ou anualmente, não esqueça de verificar as oportunidades sazonais, entender os objetivos de marketing e definir quem será responsável por cada atividade ou tarefa.

  • Persona

É muito comum confundir persona com público-alvo, portanto tenha muita atenção nesta etapa. 

Persona vai além de faixa etária e área geográfica, pois para sua definição é necessário pensar em um perfil detalhado de quem você quer que consuma seu conteúdo, quais são as atividades que essa pessoas procuram e gostam, idade específica, estado civil, profissão, sonho, crença e muito mais, neste caso pode entrar uma infinidade de informações.

Quanto melhor definida a persona, mais personalizada será seu conteúdo e essa é a grande “mágica” do marketing de conteúdo, mas tenha cuidado para não exagerar nas informações e não ser assertivo no momento de determinar a persona.

  • Criação de conteúdo

O conteúdo deve ser personalizado e de acordo com a persona definida na etapa anterior e os formatos podem ser variados, como redes sociais, blogposts, e-mail, vídeo.

Aproveite os recursos oferecidos por cada plataforma para atrair e conversar com o seu público com objetividade. Além disso, o conteúdo deve ter design atrativo, ser interessante e relevante.

  • Distribuição do conteúdo

É essencial que você pense em quais canais vai distribuir seu conteúdo, de acordo com o que seu cliente precisa, utiliza e se interessa. Além disso, é importante entender sua disponibilidade para manutenção desses canais, porque não adianta criar conta em inúmeras redes sociais, site, canal de vídeos e com o tempo simplesmente deixar de atualizar ou produzir conteúdo que não converse com o seu público.

O conteúdo deve ser distribuído por canais que sua persona está e que você vai conseguir administrar. Um bom trabalho feito em menos locais é melhor do que um trabalho médio ou ruim feito em vários locais.

  • Mensuração de resultados

Por fim, chegamos ao mais importante, após colocar a estratégia em prática, é importante entender quais são os resultados para tomar medidas corretivas onde for necessário. Faça análises constantes das interação nas redes sociais, tráfego em seu site e geração de leads.

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