Benchmarking: saiba o que é e como começar
Existem muitas empresas no mercado que têm objetivos, produtos e serviços parecidos ou iguais aos da sua empresa. Ter concorrentes faz parte do mundo do empreendedorismo, por isso é muito importante realizar análises internas e externas para que o seu negócio cresça e se destaque.
A análise de concorrência é fundamental para mapear o que eles estão fazendo e quais estratégias e ações de marketing a sua empresa pode fazer para obter mais resultados e é exatamente neste ponto que entra o benchmarking.
Primeiro, vamos explicar o conceito desta palavra: benchmarking é proveniente da palavra “benchmark”, que significa “referência”.
Este termo é utilizado para definir a análise das estratégias e ações das empresas que atuam em segmentos relacionados ou do mesmo segmento. O principal objetivo é aperfeiçoar a impressão e opinião do seu público referente a sua marca, além de encontrar novas oportunidades.
Mas como colocamos o conceito de benchmarking na prática?
Existem alguns passos importantes que devem ser seguidos, confira:
1 – Escolha quais concorrentes serão analisados
Selecione de 3 a 5 empresas que você considera como as principais concorrentes. Dê preferência para aquelas que se destacam com ações e estratégias de sucesso.
2 – Determine quais indicadores serão utilizados
Faça um documento com os tópicos que devem ser analisados nesta pesquisa. Assim, a equipe responsável consegue fazer anotações sobre o que encontraram.
3 – Os dados são imprescindíveis
Um ponto muito importante para ser analisado são os dados das empresas. Verifique atentamente as redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, assim como o site e conteúdo do blog.
Por exemplo: a empresa realizou alguma campanha? Se sim, procure pelos números de acesso ou retorno que tiveram. Resumindo, analise as estratégias que deram certo!
4 – Compare as informações obtidas
Pesquisa feita? Leia os dados atentamente e compare com a sua empresa. Na parte final do documento, deixe um espaço para o seu estabelecimento e faça uma conclusão comparativa.
5 – Verifique os pontos negativos e positivos
Fique feliz pelos pontos positivos encontrados e veja como a sua empresa pode ter um diferencial competitivo muito mais forte. É importante que os pontos negativos sejam vistos como oportunidades.
Lembre-se esta análise é feita justamente para encontrar estas falhas e usa-las para a sua empresa se desenvolver e crescer, tendo cada vez mais destaque e se tornando a preferência entre os consumidores.
E quais são os benefícios do benchmarking?
Existem diversas vantagens ao realizar o benchmarking na sua empresa como: analisar as estratégias atuais do seu negócio e identificar as falhas que precisam ser ajustadas, aprender mais sobre o seu público e segmento para ter mais sucesso, identificar novas tendências e é essencial para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas e específicas para o seu segmento.
O benchmarking é importante para você encontrar as informações necessárias para realizar um planejamento, definir o público-alvo e estratégias, encontrar a sua persona e tom de voz.
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